Wednesday, July 17, 2013

Russia - A estadia

Previsouly, in Croissants Quânticos:
Rússia - A ida

Dormi 2h, e acordei 7h45, ~1h45 antes do início do congresso para tomar café e descobrir como chegar na universidade, onde seria realizado o congresso. No meio das atividades matinais, o cara que dividia quarto comigo semi-acordou e falou que se eu quisesse esperar, 8h15 ele tinha combinado com outras pessoas para tomar café e depois ir para o congresso. Já vestido, deitei e esperei. O cara acordou finalmente depois de um tempo, e tivemos uma interação maior: ele era russo, morava em Moscou e estava na graduação. Encontramos o pessoal, e descemos para tomar café.

O café da manhã na Rússia tem algumas características bizarras:
1. Eles comem salada! Tinha tomate, pepino, uma mistureba de legumes.
2. Eles comem bastante coisas com ketchup e maionese.
3. Tinha uma comida muito gordurosa, cuja consistência lembra canjiquinha.
4. Tinha arroz-doce!

Tomamos café e fomos, a pé, para o congresso. No caminho eu ia dando meus primeiros passos em decifrar o alfabeto cirílico (que havia começado a estudar na sala de embarque do aeroporto). Passamos por uma Igreja Católica Ortodoxa no caminho, que mais tarde fui descobrir que foi

 a igreja construída sobre o lugar em que foram mortos os últimos czares russos.


Resumindo bastante as palestras os 3 dias de congresso.
As palestras foram, em geral, muito boas. Teve uma palestra sobre Algoritmos de Aproximação e Programação Semidefinida que não gostei tanto porque ele ficou muito tempo falando coisas básicas de Algoritmos de Aproximação, então nada de novo. A palestra de Local Lovasz Lemma tinha um assunto interessante, mas o palestrante não era bom. A palestra (que teve só um dia) sobre Algoritmos e Limitantes inferiores foi de longe a melhor. Assunto muito legal e palestrante bom. E por último a palestra de Complexidade de Kolmogorov foi legalzinha. O palestrante era muito bom, ele sabe ensinar, parece que deu aulas para crianças de matemática, então tem técnicas para prender a atenção. Mas de tanto interagir, tinha horas que ele perdia as rédeas da palestra.

As palestras dos alunos foram rápidas (10min somente), e tinha algumas com temas bem interessantes. Apresentei (na correria, porque senão não daria tempo de falar tudo o que queria), tiveram algumas perguntas, e não foi nada demais. Depois um cara elogiou meus slides, que eram bem didáticos.

Vou agora comentar alguns pontos interessantes dos 3 dias de congresso.



Comida
No primeiro dia fomos em um restaurante a la carte e fui conservador, pedi strogonoff
.
Nos outros dias fomos em um restaurante em que pediam os a comida que estava exposta e a pessoa colocava no prato. Os russos diziam o nome da comida. Os estrangeiros apontavam para o que apetecia visualmente.


Não gostei tanto das comidas do coffee break. Como era de graca , obviamente comi, mas os temperos eram estranhos sendo tudo agridoce.

Bebida
Acho que Os russos tem trauma do inverno e não bebem nada gelado. Estava muito calor e não quando você pegava algo "gelado" era um porquinho menos quente que a temperatura ambiente.

Experimentei uma "Coca-cola" russa. Tinha um gosto estranho, parecia remédio.


Eles tomam muito suco de tomate. E é horrível. parece que você está tomando ketchup.



Saída
No segundo dia do congresso, houve um passeio, subimos para a torre mais alta da cidade, onde dava para ter uma vista 360 graus.

Depois, fui com um pessoal para um barzinho. Para começar, a entrada do barzinho era muito legal. A porta era tipo uma estante de biblioteca, e a entrada era uma "passagem secreta". Lá sentamos em uma mesa longa. A maioria dos russos não foram no passeio, e já estavam lá. Chegamos e nos juntamos a eles. Passa algum tempo, e um russo que já estava lá fala em russo com um cara que estava com a gente. Perguntei o que era, falaram que queriam fazer uma permutação de lugares. No final, o decidido foi rearranjar as mesas, de modo que todo mundo conseguisse conversar com o pessoal de fora! Me senti um popstar! 


Os russos são fechados de início, mas depois do primeiro shot de vodka começam a se abrir! Aprendi que, enquanto no Brasil, pessoas falam que consideram muito umas às outras, na Rússia o papo padrão de amigos bêbados é:
- Você me respeita?
- Claro (parece que é muito importante responder *claro*. Sim, é tido como ofensa!).






Saímos do barzinho e a galera queria ir em outro (era cedo, umas 23h, ainda) e estava muito sol (escurece, no verão, depois da meia-noite). Andamos pela cidade, quando deu meia-noite decidi ir embora porque iria apresentar no dia seguinte. Foi uma decisão muito sábia. Quando fui tomar café-da-manhã, no dia seguinte, o pessoal que continuou estava chegando aquela hora.

Ganhador de melhor foto

Ao subir na torre, a guia falou que ia ter um concurso de melhor foto de quem quisesse participar, era só enviar por email. Enviei a minha. No final, só três pessoas mandaram e todas ganharam o prêmio. E não é que ganhei o concurso?! Ganhei um chocolate, um daqueles "globos de neve" e um imã de geladeira.


Vivendo na Rússia
Os russos falaram que falar sorrindo (tipo "bom-dia"),  não é bem-visto na Rússia, porque parece que você está dando risada da outra pessoa. Eu, o italiano e o espanhol achamos o fim do mundo, já que em nossos países é o contrário, talvez.

Coincidências da vida
Há quatro anos atrás fiz intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid, onde fiz aulas no Instituto de Matemática e no de Computação. Um italiano fazia intercâmio no mesmo período, na mesma universidade e no mesmo instituto. Não nos conhecemos. Fomos nos conhecer 4 anos mais tarde, em uma escola de computação em Ekaterinenburgo.

Alfabeto cirílico
Fui me tornando um expert em alfabeto cirícilo. Conseguia ler palavras (falar elas altas), no final, até que razoavelmente bem. Entendê-las são outros quinhentos, mas já conseguia pronunciar. Até fui elogiado pelos meus conhecimentos de russo e por umas dúvidas mais avançadas que eu tinha.

Bredariol Grilo, Alex

Privada (ATENÇÃO: a seguir podem existir informações que você não queira saber!)
A privada do quarto do hotel e da universidade eram bizarras. Ao invés de serem

elas são


.

Tem um platô no meio da privada. Quando fiz xixi, o xixi ficou todo nesse platô! Ele não escorreu para a água. Então quando fui fazer um depósito no Banco de Boston, ficava preocupado com medo do overflow (o platô era meio alto!). Dei várias descargas no meio do caminho para desalocar recursos.



No comments:

Post a Comment